quinta-feira, 17 de maio de 2012

PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS

ARTIGO ESCRITO PELA PROFESSORA DEISE BARBOSA ZAMBELI
EDUCADORA ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE UNISTALDA/COORDENADORA DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO MUNICÍPIO CAEE
PROFISSIONAL  DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM
PÓS-GRADUADA PELA URI SANTIAGO




PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS

                                                             POR DEISE BARBOSA ZAMBELI



            Sabemos que nos dias de hoje para ser professor não basta apenas cursar uma licenciatura ou   curso normal – magistério. Muito além disso, a profissão docente exige constantemente que tenhamos um “olhar diferenciado” diante do outro, seja ele aluno, colega de profissão, familiares dos nossos alunos...
         O outro nos traz muitas perguntas, mas também respostas. É a partir deste feedback que nossa prática docente se configura. Expectativas e crenças em relação ao outro permeiam a práxis.
         Como muito bem elenca Phillipe Perrenoud (2000) “ser professor é presenciar um misto de sedução,  sadismo, amor e ódio, gosto pelo poder, medos e angústias, que jamais estarão ausentes da relação pedagógica. A primeira competência do professor é aceitar essa complexidade e reconhecer os implícitos do ofício.”
A sua competência é saber o que faz, o que supõe um trabalho regular de desenvolvimento pessoal e de análise da sua prática, ou seja , é preciso refletir sobre aquilo em que se acredita dominar, a avaliar a parcela do implícito , de incerteza e de confusão, a identificar saberes ultrapassados, frágeis ou abandonados.
         Como vemos trabalhar e ser docente não é tarefa fácil. Exige que tenhamos um olhar apurado do que está acontecendo com o aluno, a sua volta. Além disso, o professor precisa redimensionar sua prática, de acordo com as particularidades de seu alunos.
         Portanto, ao escolher a profissão docente precisamos estar cientes de todos estes desafios e outros que durante a prática irão com certeza surgir. Aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo, eu diria que aprendemos mais, pois há muita riquesa em nossos alunos, basta explorá-las e aproveitá-las.


Nenhum comentário:

Postar um comentário