INCLUSÃO PARA TODOS
Ao falarmos de inclusão não estamos nos referindo somente as pessoas com deficiência, mas as diferenças de gênero, raça, cor, classe social, religião, que muitas vezes geram uma situação de discriminação seja na escola, na comunidade ou no trabalho.
A escola e a sociedade inclusiva nos faz pensar o que é ser normal e quem é normal. As concepções que temos sobre normalidade/anormalidade, inclusão/exclusão norteiam nossas atitudes, nossos pensamentos. Só iremos compreender que cada ser humano é único e incomparável aos outros quando estas dualidades estiverem bem claras.
Muito já avançamos no que se refere a inclusão escolar. Hoje todo indivíduo com deficiência tem direito a educação. O direito de fato está garantido. E a qualidade?
Caminhamos na direção da qualidade. Muito ainda falta para que uma aprendizagem realmente significativa aconteça. Existem muitas barreiras. O preconceito, em menor proporção persiste, a resistência de alguns professores, falta de infra-estrutura nas escolas etc...
Incluir/ Excluir eis a questão . Precisamos rever nossos conceitos. Redimensionar nossa prática enquanto profissionais, familiares, chefes,enfim todos que fazem parte deste grande desafio, porque incluir,não é apenas fazer parte de algo, mas é ser aceito e amado por todos.
DEISE BARBOSA ZAMBELI
EDUCADORA ESPECIAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário