quinta-feira, 5 de julho de 2012

INCLUSÃO PARA TODOS


                                                INCLUSÃO   PARA  TODOS


Ao falarmos de inclusão não  estamos nos referindo somente  as pessoas  com deficiência, mas as diferenças  de gênero, raça, cor, classe social, religião, que muitas vezes  geram uma situação de discriminação seja na escola, na comunidade  ou no trabalho.

A  escola e a sociedade inclusiva nos faz  pensar o que é ser normal e quem é normal. As concepções que temos sobre normalidade/anormalidade, inclusão/exclusão norteiam nossas atitudes, nossos pensamentos. Só iremos compreender que cada ser humano é único e incomparável aos outros quando estas dualidades estiverem bem claras.

Muito já avançamos no que se refere a inclusão escolar. Hoje todo indivíduo com deficiência tem direito a educação. O direito de fato está garantido. E a qualidade?
Caminhamos na direção da qualidade. Muito ainda falta para que uma aprendizagem realmente significativa aconteça. Existem muitas barreiras. O preconceito, em menor proporção persiste, a resistência de alguns professores, falta de infra-estrutura nas escolas etc...

Incluir/ Excluir eis a questão . Precisamos rever nossos conceitos. Redimensionar nossa prática enquanto profissionais, familiares, chefes,enfim todos que fazem parte deste grande desafio, porque  incluir,não é apenas fazer parte de algo, mas é ser aceito e amado por todos.   

DEISE BARBOSA ZAMBELI
EDUCADORA ESPECIAL

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DESATANDO NÓS

Desatando os nós
"Cada vez que não agimos por medo de errar, perdemos uma chance de acertar."
Marcio Kühne

"SE CONSTRUIR padrões fosse a única coisa necessária para criar novas ideias", escreveu Roger Von Oech, "todos nós seríamos gênios criadores. O pensamento criativo não é só construtivo, – é destrutivo também. O pensamento criativo inclui brincar com o que se sabe – e isso pode significar o rompimento de um padrão para a criação de um outro, mais novo. Portanto, uma estratégia eficaz do pensamento criativo consiste em ser revolucionário e desafiar as normas. Quer um bom exemplo? No inverno de 333 a.C., o general macedônio Alexandre e seu exército chegam à cidade asiática de Górdio para se aquartelarem. Durante sua estada, Alexandre ouve falar da lenda sobre o famoso nó da cidade, o nó górdio. Uma profecia diz que aquele que desatasse o nó, estranhamente complicado, se tornaria rei da Ásia. Esta história intriga Alexandre, que pede para ser levado até onde estava o nó, pois queria desatá-lo. Ele o estuda por alguns instantes, mas, após infrutíferas tentativas de achar a ponta da corda, não vê saída. Como poderei desatar o nó?, pergunta. Então, ele tem uma ideia: Basta estabelecer minhas próprias regras sobre como desatar nós. Ato contínuo, Alexandre puxa a espada e corta o nó ao meio. A Ásia lhe estava destinada. Copérnico quebrou a regra de que a Terra se encontra no centro do Universo. Napoleão rompeu as normas sobre a forma adequada de se fazer uma campanha militar. Beethoven desobedeceu as leis que indicavam como uma sinfonia devia ser composta."
"Pense: quase todos os avanços na arte, na ciência, na tecnologia, nos negócios, em marketing, na culinária, na medicina, na agricultura e no desenho industrial aconteceram quando alguém questionou as normas e tentou uma outra abordagem."

terça-feira, 29 de maio de 2012

VICE-COORDENAÇÃO DO FÓRUM DE TURISMO DA REGIÃO CENTRAL VALE DO JAGUARI

NESTA SEGUNDA ESTIVE EM PORTO ALEGRE, EU , A PREFEITA CLAUDIA PAVANELO, E O AMIGO  RODRIGO  NERES. NO SALÃO NOBRE DO  NEGRINHO DO  PASTOREIO RECEBEMOS A MISSÃO DE ARTICULAR O  PLANO DE  DESENVOLVIMENTOTURISMO  DO RS.
FOMOS ALMOÇAR COM O  GOVERNADOR TARSO  GENRO E A SECRETÁRIA ABIGAIL PEREIRA, COM UM GRUPO MUITO SELETO DE PESSOAS. TUDO MUITO SIMPLES, MAS AO MESMO TEMPO COM O  REQUINTE DO PALÁCIO PIRATII. FICAMOS ENCANTADOS COM A SIMPLICIDADE DO GOVERNADOR , SUA SECRETÁRIA DE ESTADO DE TURISMO E TAMBÉM PELA ATENÇÃO  DISPENSADA A UNISTALDA
 CONVERSAMOS E ELE NOS PROMETEU OLHAR PARA UNISTALDA E AQUI DESENVOLVER UMA GRANDE ATRAÇÃO  TURISTICA.
TEMOS HISTÓRIA , TRADIÇÃO, PRIVILÉGIO DE LOCALIZAÇÃO E VONTADE DE DESENVOLVER ESTE POTENCIAL.
COM O APOIO DA QUERIDA TATIANE REIS DA UNIFRA E DO RODRIGO  NERES DE SANTIAGO( LEIA-SE) ESTAÇÃO  DO CONHECIMENTO) TEMOS A CERTEZA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS

ARTIGO ESCRITO PELA PROFESSORA DEISE BARBOSA ZAMBELI
EDUCADORA ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE UNISTALDA/COORDENADORA DO CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO MUNICÍPIO CAEE
PROFISSIONAL  DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
GRADUADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM
PÓS-GRADUADA PELA URI SANTIAGO




PEDAGOGIA DAS DIFERENÇAS

                                                             POR DEISE BARBOSA ZAMBELI



            Sabemos que nos dias de hoje para ser professor não basta apenas cursar uma licenciatura ou   curso normal – magistério. Muito além disso, a profissão docente exige constantemente que tenhamos um “olhar diferenciado” diante do outro, seja ele aluno, colega de profissão, familiares dos nossos alunos...
         O outro nos traz muitas perguntas, mas também respostas. É a partir deste feedback que nossa prática docente se configura. Expectativas e crenças em relação ao outro permeiam a práxis.
         Como muito bem elenca Phillipe Perrenoud (2000) “ser professor é presenciar um misto de sedução,  sadismo, amor e ódio, gosto pelo poder, medos e angústias, que jamais estarão ausentes da relação pedagógica. A primeira competência do professor é aceitar essa complexidade e reconhecer os implícitos do ofício.”
A sua competência é saber o que faz, o que supõe um trabalho regular de desenvolvimento pessoal e de análise da sua prática, ou seja , é preciso refletir sobre aquilo em que se acredita dominar, a avaliar a parcela do implícito , de incerteza e de confusão, a identificar saberes ultrapassados, frágeis ou abandonados.
         Como vemos trabalhar e ser docente não é tarefa fácil. Exige que tenhamos um olhar apurado do que está acontecendo com o aluno, a sua volta. Além disso, o professor precisa redimensionar sua prática, de acordo com as particularidades de seu alunos.
         Portanto, ao escolher a profissão docente precisamos estar cientes de todos estes desafios e outros que durante a prática irão com certeza surgir. Aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo, eu diria que aprendemos mais, pois há muita riquesa em nossos alunos, basta explorá-las e aproveitá-las.


domingo, 13 de maio de 2012

ACIDENTE NA BR 287 UNISTALDA

Um Ford KA saiu da pista agora a pouco na BR 287, perímetro Urbano de Unistalda.
 Graças a DEUS, A MOTORISTA NADA SOFREU.

Segundo informações dos policiais, a enfermeira de Santa Maria, dormiu ao volante.

sábado, 21 de abril de 2012

AQUI NO RIO GRANDE É ASSIM......

"Nos quatro cantos da terra gaúcha existe um centauro do pago
Rude, guapo e despachado na maneia dos afagos
Saidor e mui ginete sovador de corda e potros
Peleou com garras e lanças mas fez pátria nos encontros

No lombo do seu cavalo se espalhou por este chão
E cruzou sangue com sangue fez raça neste rincão
E o centauro será visto por mais que você ande
Cruzando lanças e raças na defesa do Rio Grande

Gastou espadas e potros peleou de adaga e garrucha
O que seria deste pago sem essa raça gaúcha"

Poeta José Cláudio Machado

terça-feira, 3 de abril de 2012

PARABÉNS ESCOLA ÁLVARO MARTINS

A Escola Álvaro Martins, completa 52 anos,  e no mês de comemorações, quero desejar a esta, e a sua comunidade uma vida longa.com muitos frutos a colher ainda
aos professores, direção e funcionários, aos alunos, pais e comunidade em geral, recebam o meu carinho e um forte quebra costelas.

PARABÉNS ESCOLA ÁLVARO MARTINS

sábado, 24 de março de 2012

A SAUDADE É ASSIM....



A DOR QUE DÓI MAIS

Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, dóem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade.
Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que já morreu. Saudade de um amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade. Saudade da gente mesmo, quando se tinha mais audácia e menos cabelos brancos. Dóem essas saudades todas. 
Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã. Mas quando o amor de um acaba, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.

Saudade é não saber. Não saber mais se ele continua se gripando no inverno. Não saber mais se ela continua clareando o cabelo. Não saber se ele ainda usa a camisa que você deu. Não saber se ela foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ele tem comido frango de padaria, se ela tem assistido as aulas de inglês, se ele aprendeu a entrar na Internet, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua fumando Carlton, se ela continua preferindo Pepsi, se ele continua sorrindo, se ela continua dançando, se ele continua pescando, se ela continua lhe amando.

Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.

Saudade é não querer saber. Não querer saber se ele está com outra, se ela está feliz, se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e ainda assim, doer.

Martha Medeiros

sexta-feira, 23 de março de 2012

SORRIR E DAR EXEMPLOS É PRECISO

O Projeto có-có-ri-có, é uma criação minha, em que levo até as escolas  desde 2007, muita alegria, desenvolvimento com a leitura, valores, meio ambiente, educação fiscal e cidadania.já foi premiado pela FAMURS em 2009, como um dos melhores do RS
Ontem eu estive na Escola Marcos José Zanela, com o meu amigo e colega Sander, as meninas Rafaela, Eduarda e Milena.
 As crianças adoram a nossa chegada, brincam , aprendem e interagem com o projeto.
Para mim é uma grande satisfação saber que meu trabalho, é incondicional, e que tem o apoio dos professores, funcionários, pais e alunos.
 Muito Obrigado a todos que participam de minha vida.


" NÃO IMPORTA QUE DEGRAU ESTAMOS DA ESCADA, NUNCA PODEMOS ESQUECER DE ONDE É QUE VIEMOS, E QUE O PRIMEIRO DEGRAU E SEMPRE OQUE NOS SUSTENTA"

quarta-feira, 21 de março de 2012


Mulher Pampiana 
Odilon Ramos
E aqui estou eu meu gaudério
em tempos de guerra e paz
sou aquela que te espera
sem saber se tu virás

Nestes serões solitários
entre agulhas de costura
e velhos livros que li
fui alinhando as idéias
alinhavando verdades
até que um dia entendi

Sou a história repetida
eu já vivi outras vidas
eu já fui outras mulheres
antes de ser a que sou

Acho que até fui Maria
Maria de Nazaré
De a cavalo, num burrinho,
com Jesusinho no colo
a seguir o bom José

Quanta vez de tardezita
cevei o mate solita
e mateei bombeando
a estrada

Qualquer nuvem de poeira
qualquer sinal de galope
já me acendia a esperança
mas que esperança, que nada

Na minha ingenuidade
era tudo o que eu queria
um rancho pra ser meu rancho
um peão pra ser meu peão
filhos pra chamar meus filhos
um terreiro com galinha,
vassoura, fonte e fogão

Fui das páginas da história
aos sonhos do faz de conta
na guerra, fui cabo toco
uma mulher que peleou

Fui Anita e Ana Terra
fui a parda margarida
que pra casar com Inácio
fez pedido a Santo Antônio
prometendo uma capela
e uma cidade gerou

Fui mãe de heróis e teatinos
desposei peões e caudilhos
e nem esposos, nem filhos
reconheceram a seu tempo
minha fibra, meu valor

Quem percorrer a querência
pelos caminhos da história
decerto me encontrará

Varrendo um velho terreiro
ou assando pães no forno
lavando roupas na sanga
costurando uma bombacha
ou tecendo um bichará

Acalentei no meu colo
e amamentei no meu seio
o meu Rio Grande piá

Sem queixas e sem lamentos
fiz das esperas motivo
para continuar vivendo
e deixando a vida passar

Por que no fundo eu sabia
que quando daqui me fosse
uma filha ou uma neta
viveria em meu lugar

E por justiça se diga
que nem tudo nessa vida
de simples mulher pampiana
tenha sido só tristezas,
trabalhos e desencantos

Eu já dançei a tirana
já bailei nas amadas
Já fui prenda cortejada
nos fandangos de galpão

Também já fui disputada
em desafios de chula e
peleia de facão

Eu, eu já vivi tantas vidas
Eu já fui tantas mulheres
e outras que por certo serei

Por que aquela guriazita que
vês brincando de boneca
sem ver o tempo passar
já sou eu, antecipando um
tempo que vai chegar

Muda o tempo, muda a gente,
sou mulher independente,
forte, livre e emancipada
mas no fundo sou a mesma

Ainda frágil, ainda fêmea
Ainda à espera que me tragas
segurança, afeto, achego
e me estendas um pelego
e convide para sestear

E aqui estou eu meu gaudério
em tempos de guerra e paz
sou aquela que te espera
sem saber se tu virás

segunda-feira, 19 de março de 2012

COPA DO MUNDO...BRASIL...RIO GRANDE DO SUL.....

Após comer churrasco na casa do presidente da Câmara, o gaúcho Marco Maia, Joseph Blatter, presidente da FIFA, disse querer que o churrasco gaúcho seja vendido nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo.

E, para acabar de vez com a questão da venda ou não de bebidas alcoólicas nos estádios, Blatter sugeriu que as bebidas fossem substituídas pelo CHIMARRÃO que , além de não oferecer risco nenhum a “sobriedade”, é diurético e faz com que as pessoas suportem melhor as fortes emoções.

Com isso, o Presidente Tarso Genro já garantiu, que nos jogos que forem no RS, haverá distribuição gratuita de erva-mate e água quente, bastando apenas que os viventes levem seus apetrechos de chimarrão para os estádios.

E no país vizinho (“Brazil”) já foi designada pela presidenta Dilma, uma comissão que viajará até o interior do Rio Grande do Sul para aprender a fazer o famoso costelão na brasa.

Ademais, quem apresentar a carteira de identidade comprovando que nasceu em solo gaúcho, terá entrada franca em todos os jogos!

Blatter sugeriu ainda, que a Federação Gaúcha de Futebol, novamente convoque a seleção gaúcha pois, segundo ele: “Os feitores do melhor churrasco do planeta, também devem ter o melhor futebol do mundo!”

É BEM ASSIM....


quinta-feira, 15 de março de 2012

APOIO DO DEPUTADO VALDECI

Nesta terça, a prefeita de Unistalda, Cláudia Pavanello (PP) esteve no gabinete do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), para pedir apoio no encaminhamento de alguns projetos que foram encaminhados ao Governo Estadual. Como representante do governo na Assembleia, Valdeci prometeu dar atenção ao pedido de Cláudia, reiterando seu compromisso com a região central. Como agradecimento, a prefeita e a secretária de Cultura, Ana Lúcia Arocha, presentearam o deputado com o CD "Canção para os Anjos". finte: nova pauta e blog valdeci oliveira

A CULTURA NÃO PODE PARAR

Estivemos com a Prefeita Claudia , a assessora Eliane ,o Vice Moacir, nesta segunda - feira na SEDAC, Secretaria  de Cultura do  Estado  do Rio Grande do Sul, buscando de recursos para os nossos projetos de Cultura do Município de Unistalda, fomos recebidos por este órgão que se colocou a disposição para apoiar nossas idéias.
Após na terça- feira fomos até a SEFAZ , Secretaria da Fazenda do Estado, onde solicitamos o apoio na implantação do  projeto EDUCAÇÃO FISCAL,  em nossas escolas, onde estaremos objetivando o  a Campanha "Legal é com Nota Fiscal".

Sabemos da importância de estarmos conectados com o governo do estado para captação dos recursos, isto é trabalho e competência. A Administração Municipal, esta atenta a esta importância, por este motivo, trabalha sempre  com a comunidade e seus interesses.

domingo, 11 de março de 2012

ESSE É O LOBISOMEM GAUDÉRIOOOOO


ATENDIMENTO VIP SAÚDE DE UNISTALDA





E TEM GENTE QUE RECLAMA, do atendimento de saúde de UNISTALDA, já morei em outras cidades, nossa Saúde é atendimento  nota 09, temos que melhorar? temos sim , a Administração  Pública é uma constante aprendizagem, mas os problemas também não são s mesmo todos os dias.
e estes valorosos profissionais da Saúde Merecem com certeza o nosso reconhecimento, parabéns a todos eles.


Estes dados são  do Índice de Desempenho do SUS 2012, indicador que faz uma avaliação completa dos serviços do Sistema Único de Saúde no país quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

 Unistalda, obteve uma das melhores notas do país. Confira:

Jaguari - 5,11
Santiago - 5,58
Itacurubi - 5,84
Manoel Viana - 6,20
São Francisco de Assis - 6,35
Capão do Cipó - 7,10
Nova Esperança do Sul - 7,20
Unistalda - 7,21

ISSO TAMBÉM SE DEVE AO ÓTIMO  ATENDIMENTO  DO  HOSPITAL DE CARIDADE DE SANTIAGO, QUE RECEBE O NOSSO FLUXO DE PACIENTES DIARIAMENTE.
AQUI SE TEM QUALIDADE DE VIDA PARABÉNS A SAÚDE DE UNISTALDA E SUA COMUNIDADE

DOMINGO CALMO EM UNISTALDA


sábado, 10 de março de 2012

cultura na AMCENTRO

Ontem dia, 09 de março, participei em São João do  Polêsine da Reunião mensal da AMCENTRO  de Cultura e Turismo, uma belíssima cidade aconchegante, de uma cultura religiosa muito  forte; com aputa das discuções no plano da cultura regional , o programa de ampliações das bibliotecas e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.
 Parabéns ao amigo Rodrigo Neres, a Mônica Vargas e ao  Rafael, pela competente organização e andamento dos trabalhos.Verbas existem, o  Governo Federal e Estadual  hoje  dá condições de se ter uma cultura mais plena, mas é preciso ir atrás , nada vem de graça, é necessário muito trabalho para que isso aconteça.
por isso, a importância de integrar conhecimentos.





Linda cidade,  o distrito de Vale Veneto é um recanto de beleza , colonização italiana, gente humilde, trabalhadeira e de valor que cultiva suas tradições e suas raízes.



 VENHO DA UNISTALDA CAMPEIRA 
TERRA MISSIONEIRA DE ORGULHO E VALOR
GENTE  BUENA E HOSPITALEIRA E DE MUITA TRADIÇÃO
AQUERENCIAS NO TEU SEIO, GENTE DE MUITO VALOR
E A CADA DIA QUE PASSA TENS NASCENDO UMA NOVA GERAÇÃO

E ESTA NOVA GERAÇÃO QUE DEVE TER NA CONSCIÊNCIA
 O LEGADO QUE CARREGAS NO PEITO
ANTE A TANTO PROGRESSO DA SUA DESCENDÊNCIA
DE NUNCA ESQUECER EU TE PEÇO 
RAÇA, RESPEITO,AMOR E PACIÊNCIA

 PRA ENGRANDECER OS TEUS FEITOS  DE GUERRA
"TERRA BUENA DE GAÙCHOS LAÇADORES"
CONCEITO DE UM POVO TEMPLADOS DE AMOR A TUA TERRA  
ARRASTANDO AS  CHILENAS POR ESTE SOLO  DE AMORES
 



Eu sou prenda gaúcha
Reparem no meu estilo
Este meu jeito tranqüilo
Expressa a minha imponência
Tenho a mesma procedência
Do centauro farroupilha
Eu vim pela mesma trilha
Que o homem gaúcho veio
Com mesmo amor...mesmo anseio
Pela terra que sou filha.

Digo a ti taura valente
De estampa altiva e robusta
Não vais pensar que me assustas
Nem me julgues “pequerrucha”
Nem você adaga e garrucha
Te faz tão grande parceiro...
-Saibas que tu coube inteiro,
no ventre de uma gaúcha!...